sábado, 3 de julho de 2010

Charge da Semana


A charge desta semana tenta demonstrar de um jeito descontraído dois aspectos muito presentes no dia-a-dia brasileiro: o elevado índice de desigualdade e a ignorância de parte da população.

Ela traz a questão do índice de desigualdade brasileiro através da segunda fala do personagem, na qual ele cita cinco classes diferentes e termina com reticências, dando a entender que o numero de classes não termina por ali.

Já a ignorância por parte da população é representada pela primeira fala em que ele confunde alfabetização com as letras usadas para distinguir as diferentes classes sociais.

Esta charge nos leva a repensar alguns aspectos da nossa realidade e surgem algumas perguntas em nossa mente, como por exemplo: quantas classes sociais existem no Brasil? Como são feitas estas divisões? Por que são feitas essas divisões?

Bom, existem no Brasil dez classes sociais e estas são:

A: Ricos, sofisticados e influentes.

B: Prósperos e moradores urbanos.

C: Assalariados urbanos.

D: Empreendedores e comerciantes.

E: Aspirantes sociais.

F: Periferia jovem.

G: Envelhecendo na periferia.

H: Aposentadoria tranquila.

I: Envelhecendo no interior.

J: Brasil rural.

E estas divisões são feitas a partir da renda, da geografia, da demografia, de padrões estabelecidos, e estilo de vida das pessoas. Essas divisões são feitas para o uso do governo ou de empresas. O primeiro a fim de fazer alguma estatística ou qualquer outra pesquisa desejada e o segundo para poder entender melhor o mercado consumidor.

Fonte usada: http://www.contee.org.br/noticias/msoc/nmsoc1071.asp

Postado por: Patrícia

Um comentário: