sexta-feira, 25 de junho de 2010

Charge da Semana


Analisando a charge que trouxemos esta semana, podem-se perceber dois aspectos distintos. Primeiramente, temos o protagonista da charge, o qual é um dos muitos que residem nas ruas das grandes cidades, não tendo outra alternativa a não ser residir nos cantos mais obscuros das mesma, sendo que a ponte, a qual é retratada na charge, é um dos exemplos mais comuns a serem citados.
O segundo aspecto se refere às pessoas que passam com seus carros pelas pontes. Juntando estes dois aspectos, obtém-se o humor da charge: o barulho excessivo dos veículos que passam pela ponte causando incomodo ao homem que abaixo dela reside, batendo no topo da ponte com uma vassoura, da mesma maneira que uma pessoa faz quando o vizinho de cima que está gerando algum tipo de incomodo.
O cenário da charge retrata uma situação comum na nossa sociedade. Temos nas grandes e modernas cidades variadas construções onde nela residem grande parte da população. Todos possuem pelo menos certa quantidade básica de bens como geladeira, televisão, camas, etc. Alguns outros já dispõem da posse de alguns bens a mais como um veículo, por exemplo. De qualquer maneira, ao passo que estas pessoas vivem no mínino com os instrumentos básicos para a sobrevivência, temos este indivíduo que vive em baixo da ponte, em completo contraste com o estilo de vida recém retratado. Os grandes centros urbanos conseguem abrigar gigantescas quantidades de estabelecimentos variados, veículos e seres humanos em contínuo movimento e tantas coisas mais, e ainda assim, não tem condições de proporcionar condições básicas aquele indivíduo.
O constante desenvolvimento tecnológico proporciona a evolução dos centros urbanos, mas normalmente não contribui para melhorar a vida das muitas pessoas que residem nas profundezas deles.
Postado por: Alisson Tres

Um comentário:

  1. Aq eh o Thiago gostei muito dessas ideias d vcs postarem desigualdad sociais,ateh pq eu tenho q fazer um trabalho...XD
    Muito obrigado...
    Adogoooo!!!

    ResponderExcluir