segunda-feira, 7 de junho de 2010

Viagem ao Pólo Petroquímico do Sul

Toda escola possuí o planejamento para a realização de viagens de cunho escolar para as turmas que administra. Estas viagens escolares sempre possuem um foco referente ao local e assunto que serão abordados, além da(s) específica(s) turma(s) que realizarão essa viagem. O objetivo destas normalmente se refere a algum assunto estudado recentemente ou a alguma data ou acontecimento recente. Já algum tempo, as turmas do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Bom Conselho anualmente realizavam uma viagem até o Pólo Petroquímico do Sul, localizado nas proximidades da cidade gaúcha de Triunfo, não estando muito distante da capital rio grandense. Sendo a disciplina de geografia uma das disciplinas que participaram desta viagem, foi nos requisitado como tarefa desta semana pelo professor a postagem de um relato referente a nossa viagem.

Nossa viagem focou-se na visita de duas das instalações pertencentes ao Pólo Petroquímico: Braskem (anteriormente conhecida como Copesul), uma empresa de Primeira Geração, ou seja, uma empresa que atua no fornecimento de matéria prima e a Corsan-Sitel, empresa responsável pelo tratamento dos efluentes gerados no pólo.


A Braskem é responsável pela transformação da Nafta, subproduto obtido através do petróleo, em gases e líquidos, os quais são utilizados pelas empresas de segunda geração para a transformação em plástico, borracha e outras matérias.

As diversas atividades operacionais do pólo petroquímico geram poluentes, e a Corsan-Sitel é a responsável pelo tratamento destes efluentes. Tanto compostos orgânicos quanto inorgânicos, através de todo um processo de tratamento são completamente eliminados, podendo assim retornar ao meio ambiente. Durante todo o nosso passeio foi possível compreender sobre o funcionamento destas empresas e os processos por elas utilizados para desempenharem as suas funções.

Durante a produção desta postagem, foi abordada uma questão que necessitou certa discussão e reflexão... Como poderíamos relacionar a experiência que tivemos neste passeio escolar com o tema do nosso blog, as desigualdades sociais?

Achar uma solução a esta questão na realidade não foi tão complexo quanto talvez possamos imaginar. A verdade é que tudo está ligado de alguma forma. Talvez de maneira não tão nítida, mas nem por isso inexistente. Um aspecto interessante destas empresas são os projetos sociais que estas realizam. Um exemplo por parte da Braskem é o seu Programa de Educação Socioambiental. Iniciativas como esta buscam promover a inclusão social, a educação ambiental e a promoção cultural. Estas atividades apresentam gigantesco potencial para poder diminuir as desigualdades que afligem a nossa sociedade e contribuir para a transformação da realidade de milhares de pessoas.

Para saber mais sobre estas empresas e as suas atividades, você pode acessar os links abaixo:

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