quarta-feira, 28 de julho de 2010

Imigração italiana e alemã - Parte II

Imigração Alemã

Os Alemães foram os primeiros imigrantes que chegaram às terras gaúchas e assim foi criando-se colônias próximas a rios. Foi no ano de 1824 que se fundou a primeira colônia de alemã no Brasil às margens do Rio dos Sinos no Rio Grande do sul.
Os Alemães que vinham para terras brasileiras passaram por muitas dificuldades até se habituarem a nova forma de vida. Com a formação de colônias alemãs foi mais fácil, sendo que eles poderiam continuar com seus costumes, suas crenças e o seu idioma. Abaixo temos fotos de casas típicas alemãs, construída por imigrantes.






No livro O continente de Érico Veríssimo, que conta com dois volumes, conta a história do Rio Grande do Sul de suas guerras. Em muitas partes dos dois livros é retratada a chegada dos imigrantes alemães no estado. Nos livros pode-se observar que a população da pequena vila, chamada de Santa Fé, ficava impressionada de como eram diferentes aquelas pessoas, seus costumes, suas roupas e o seu idioma que não era entendida por nenhum morador da pequena vila. Mostra-se também uma preocupação do padre da vila, ao querer saber se os alemães são protestantes. E então forma-se então uma colônia alemã fictícia chamada de Nova Pomerânia, a alguns quilômetros de Santa Fé. No livro é retratado com muita ênfase o trabalho exercido pelas famílias alemãs, que em fila indiana iam com suas enxadas na mão trabalhar abaixo de forte sol. Isso mostra a vontade dessas pessoas de trabalharem, de produzirem para que o sonho de vir a América e elevarem a condição social se tornassem uma realidade.



Os costumes e tradições se mantiveram vivos entre a população. Um evento conhecido mundialmente é a Oktoberfest que ocorre todos os anos em Munique, na Alemanha. Mas aqui no Brasil foi criada a Oktoberfest em Blumenau, que sustenta um público superior a 700mil pessoas por ano. A festa ocorre em Blumenau desde o ano de 1984. A Oktoberfest de Blumenau mantém viva a tradição alemã que foi trazida pelos seus imigrantes a mais de 150 anos.



O total de imigrantes alemães que o Brasil recebeu foi de aproximadamente 235.846, estes que se dividiram em varias colônias espalhadas por Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais e São Paulo. Foram esses imigrantes junto com os imigrantes italianos que formaram o desenvolvimento do Rio Grande do Sul e do Brasil. Esses imigrantes em que todos iam para a roça trabalhar, a família inteira, não poupando esforços para poder crescer. A força do trabalho de cada família alemã está hoje evidente no nosso dia-a-dia com um Brasil que se desenvolve graças a esses imigrantes que constituíram a base e os pilares para que o Rio Grande do Sul e o Brasil cresçam cada dia mais.
Postado por Alisson Serraglio

Nenhum comentário:

Postar um comentário