segunda-feira, 19 de julho de 2010

Análise das últimas notícias sobre as desigualdades


Diariamente os meios de comunicação são atualizados com novas informações. E muitas delas refletem as desigualdades da nossa sociedade, direta ou indiretamente. As manchetes apresentadas na HQ acima refletem essa idéia.

O Exame Nacional do Ensino Médio não só serve para auxiliar os estudantes a alcançarem o ensino superior, como também pode ser utilizado como referencia na hora de comparar os resultados entre as várias instituições de ensino no nosso país. E os resultados que essa comparação não é agradável e nem deveria ser aceitável. Embora sempre haja notórias diferenças entre escolas públicas e particulares, a análise de resultados do Enem trás dados alarmantes. Conforme noticiado na manchete, apenas duas escolas públicas conseguiram se destacar entre as vinte melhores escolas, e estas não são escolas quaisquer, mas sim escolas públicas ligadas à universidades. Situações como essa nos lembram o quão precária está a educação no nosso país.
A outra manchete trouxe um exemplo mais próximo da realidade cotidiana. Duas famílias do Distrito Federal foram entrevistadas pela equipe do G1. Uma delas, a família de Marcelo e Kátia Pereira, vivendo, segundo a reportagem, na ponta da escala da melhoria de vida. Recentemente se mudaram para um apartamento maior, possuindo ainda um outro imóvel, os dois filhos estudando em escola particular e uma viagem para os Estados Unidos sendo programada. Do outro lado da realidade, a família da desempregada Geralda Dias da Silva, vive em um barraco na Cidade Estrutural, um dos bairros mais pobres do Distrito. Por anos ela e o marido trabalharam como catadores de lixo, posteriormente adoecendo e tendo que sobreviver a partir dos filhos, que estudaram até o Ensino Médio. Este pode ser tomado como um dos mais simples exemplos de desigualdade social. Embora o Brasil já esteja fazendo progresso quanto a isso, ainda há muito o que ser feito para reverter as condições de pessoas como a dona Geralda.
Não só no ensino e no cotidiano, a última manchete mostra que olhando os gastos realizados pelos brasileiros se pode evidenciar as desigualdades. Trazendo o exemplo da manchete anterior, obviamente pode-se perceber que os gastos da família de Kátia Pereira superariam inúmeras vezes os gastos da família de Geralda Dias da Silva. Os dados da pesquisa mostram o quão alarmante é o nível da diferença de gastos entre as classes mais altas e as mais baixas. O estudo ainda revelou o aumento nos gastos das famílias com alimentação fora de casa, consequência do ritmo acelerado que a sociedade atual possui, e a dificuldade que grande parcela das famílias tem em ficar até o final do mês com as despesas em dia, tendo como uma das causas o consumismo, o qual já foi trabalhado anteriormente no nosso blog.
Links das notícias citadas na postagem:
Mais uma vez, ranking do Enem mostra desigualdade entre escolas públicas e privadas http://www.clicrbs.com.br/diariocatarinense/jsp/default.jsp?uf=2&section=Geral&newsID=a2975990.htm
Fonte: Diário Catarinense
Diferenças entre famílias revelam extremos da desigualdade no DF
Fonte: G1
Gastos das famílias brasileiras evidenciam desigualdades sociais
Fonte: Revista Fator

Postado por: Alisson Tres

Nenhum comentário:

Postar um comentário