terça-feira, 20 de julho de 2010

Problemas básicos de infra-estrutura


Essa imagem retrata que enquanto que países como Estados Unidos e Rússia (a antiga URSS) se armavam e travavam a então Guerra Fria em busca da hegemonia mundial, outros países menos desenvolvidos lutavam contra problemas básicos na sua infra-estrutura.
Problemas os quais os brasileiros estão acostumados a ver em telejornais, como por exemplo, em São Paulo quando o rio Tiete transborda e deixa o trânsito parado, formando engarrafamentos e transtornos às famílias paulistas. Além disso, no Rio de Janeiro as chuvas mais intensas deixam suas marcas, pois ocorrem deslizamentos de morros e a população que vive em casas propicias a desabar acabam sendo prejudicadas ocorrendo muitas vezes tragédias, entre outros fatos que poderiam ser evitados se houvesse um planejamento por parte do governo para com suas cidades.
Porém, o Brasil possui uma boa estrutura política, faltando apenas um maior planejamento para o futuro. Nesses últimos anos o IDH do Brasil cresceu, encontrando-se em 2009 com o índice de 0,813 considerado pela ONU como alto desenvolvimento humano. No entanto encontra-se na 75º posição o que o deixa muito atrás de outros países mais desenvolvidos, que tem uma organização política muito superior e um planejamento urbano eficiente que não prejudica a população.

Postado por Alisson Serraglio

Nenhum comentário:

Postar um comentário