quarta-feira, 21 de julho de 2010

"O pai dos pobres"

Um dos primeiros políticos a assumir um cargo de presidente do Brasil que defendeu os pobres sem dúvida foi Getúlio Vargas. Ele também inaugurou nessa nação as práticas assistencialistas e paternalistas, o qual lhe deu a alcunha de "pai dos pobres".
Durante seus diversos períodos no governo, Getúlio Vargas criou diversos direitos para os trabalhadores, consolidados na CLT, incluindo o direito a férias (que já era praticado por muitos patrões) e o salário mínimo, que deu maior segurança principalmente aos trabalhadores mais pobres, que agora contavam com uma salário de valor garantido.
Também são notáveis as diversas contribuições de Getúlio para o desenvolvimento do país, com melhora na unificação dos estados e a criação de diversas estatais, como a Vale do Rio Doce (privatizada muito tempo depois) e a criação de diversas legislações, como o Código Eleitoral e o Código Civil (alterados com o passar do tempo).
Não há dúvida que este homem fez muito pelo país, no entanto sua luta pelos mais pobres não resultou em uma definitiva redução das desigualdades sociais no Brasil, pois estas ainda existem e são claramente visíveis por todo o país.

Fonte de base: VICENTINO, Cláudio. Projeto Radix: história, 8ª série, Editora Scipione.
Postado por Clei

Nenhum comentário:

Postar um comentário