segunda-feira, 26 de julho de 2010

O Projeto do Milênio e os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio



Dando continuidade a postagem referente ao Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), hoje trataremos do Projeto do Milênio e dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (no Brasil também conhecidos como 8 Jeitos de Mudar o Mundo).

O Projeto do Milênio foi idealizado pelo Secretário-Geral das Nações Unidas, em 2002, com o objetivo de desenvolver um plano de ação global que possibilitasse a reversão do quadro de pobreza, fome e doenças em que muitas pessoas se encontram. Esse plano global propõe soluções diretas para que os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio sejam alcançados até 2015. Estes objetivos foram propostos pela ONU na Declaração do Milênio no ano de 2000 e adotados pelos 191 países membros da organização.

Foram estabelecidos oito objetivos para estes 191 países alcançarem até 2015:
  1. Erradicar a extrema pobreza e a fome
  2. Atingir o ensino básico universal
  3. Promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres
  4. Reduzir a mortalidade na infância
  5. Melhorar a saúde materna
  6. Combater o HIV/Aids, a malária e outras doenças
  7. Garantir a sustentabilidade ambiental
  8. Estabelecer uma Parceria Mundial para o Desenvolvimento

Os organizadores do Projeto do Milênio acreditam que a humanidade já possui conhecimento e tecnologia suficientes para resolver a maioria das dificuldades enfrentadas pelos países mais pobres do globo, embora estes não estejam sendo utilizados de forma que possam suprir as necessidades de todas as nações. Portanto, o projeto visa realizar expansões dentro deste aspecto.

O PNUD no Brasil vem realizando vários projetos afim de contribuir para que o país possa concretizar os oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, buscando desenvolvimento, fortalecimento e modernização institucionais de estados e municípios, com uma maior participação do setor privado e da sociedade civil nestes projetos.
Para maiores informações, você pode conferir dentro do site da PNUD detalhes sobre os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio e o Projeto do Milênio.
http://www.pnud.org.br/odm/index.php#
http://www.pnud.org.br/milenio/index.php
Você também pode conferir o Portal do Acompanhamento Municipal dos Objetivos do Desenvolvimento do Milênio e o site do Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade, que apóiam o desenvolvimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.
http://www.portalodm.com.br/
http://www.nospodemos.org.br/


Postado por: Alisson Tres

Nenhum comentário:

Postar um comentário