terça-feira, 25 de maio de 2010

Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento

Embora o constante crescimento das desigualdades sociais em nosso planeta chegue a ter níveis alarmantes, pode-se ter o alívio de se saber que está diariamente é procurado combater a miséria que assola milhares pessoas no mundo. Hoje destacamos um importante órgão com tal objetivo.


O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) é uma das 18 agências das Nações Unidas cujo objetivo é promover o desenvolvimento dos países e eliminar a pobreza do mundo. Estando presente em mais de 166 países, o PNUD realiza estudos e relatórios referentes ao desenvolvimento humano sustentável e as condições de vida das populações, assim como também realiza projetos para melhorar essas condições de vida. O PNUD trabalha juntamente com os governos, iniciativas privadas e com a própria sociedade em si em busca do fortalecimento da capacidade de fornecer acesso aos recursos humanos, técnicos e financeiros aos países membros. O PNUD atua no Brasil há mais de 40 anos, sendo seus principais focos aqui são: a modernização do Estado, o combate à pobreza e à exclusão social, a conservação ambiental e uso sustentável de recursos naturais.

Uma de suas mais conhecidas realizações é a elaboração do Índice de Desenvolvimento Humano, uma medida comparativa que engloba três dimensões: riqueza, educação e expectativa de vida, sendo os valores destes utilizados no cálculo em si. Desde 1993, o PNUD anualmente revela as estatísticas do IDH em seu Relatório de Desenvolvimento Humano, sendo que os países da ONU são classificados com base nessa medida. O Relatório de Desenvolvimento Humano (RDH) em si também é outra de suas maiores realizações. Trata-se de uma publicação anual realizada pelo PNUD trás além dos mais recentes valores do IDH, promove o debate de temas relativos ao desenvolvimento humano, sendo que todo ano há uma temática diferente. O último RDH publicado, por exemplo, é intitulado Ultrapassar Barreiras: Mobilidade e desenvolvimento humanos, o qual traz uma reflexão referente à questão da migração no mundo.

Para saber mais sobre o PNUD, você pode acessar a sua página da Internet em: http://www.pnud.org.br/home/
Futuramente serão realizadas mais postagens, aprofundando questões relacionadas à PNUD.

Nenhum comentário:

Postar um comentário