quarta-feira, 5 de maio de 2010

Doenças dependentes das condições socioeconômicas do ser humano

A esquistossomose é uma verminose que infecta mais de 200 milhões de pessoas em diversas partes do mundo. Os esquistossomos podem ser encontrados em países Africanos, alguns dos países do Oriente Médio, nas Antilhas e na América do sul (Brasil e Venezuela).

No Brasil a doença ocorre em ambientes em que a população tem aspectos sociais e moram em ambientais muito precários, por isso as pessoas têm que tomar algumas precauções. Como evitar o contato com caramujos portadores das formas larvais dos esquistossomos, evitar que fezes sejam depositadas no solo, assim evitando que os ovos cheguem até a água, liberando miracídios. Nesse último exemplo que se estabelece o ponto fundamental do texto e apenas pode ser resolvida com um eficiente saneamento básico. Precário e sem instalações adequadas às casas sem redes de água e esgoto. As prefeituras têm que investir em saneamento básico, algo que nem precisaria mais se discutir, porém muitas residências das periferias de grandes cidades e até do interior ainda não possuem saneamento básico. Com um saneamento básico bem planejado, com sistemas de água e esgoto impedem que fezes sejam lançadas no solo e assim inibe a disseminação da doença. As crianças estão mais sujeitas a esquistossomose, pois brincam em lugares alagadiços e se não forem bem orientadas podem pegar essa doença facilmente.

Outras doenças causadas por contaminação da água e que as pessoas que moram em locais mais pobres estão sempre em contato com seus agentes causadores, algumas destas doenças são: disenteria, amebíase, cólera, entre outras.As formas de contágio com a amebíase e da disenteria são parecidas com a da esquistossomose, a doença apenas ocorrerá se o indivíduo entrar em contato com a água contaminada ou fezes.

Essas precárias condições de moradia que junto com a falta de informação é o caminho para que tantas doenças estejam tão próximas do ser humano.


Referências bibliográfias: apostila positivo - biologia (parasitologia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário