quinta-feira, 13 de maio de 2010

Charge da Semana

A sociedade pode ser dividida em diversos níveis ou classes sociais com base na renda que os indivíduos desta sociedade possuem. Características específicas para cada uma destas classes podem ser atribuídas. A charge desta semana brinca um pouco com este aspecto. Se prestar atenção nela, você facilmente poderá descobrir o caráter humorístico dela.

Uma reflexão que pode ser realizada tendo esta charge em questão se refere aos professores. Os professores, os profissionais responsáveis pela educação tendem a ser muito desvalorizados em nossa sociedade. Com as condições em muitos deles realizam seu ofício, não é de se esperar que, conforme representado na charge, muitos professores pertençam às classes mais inferiores da sociedade.

Embora não seja uma questão como a fome ou a miséria, ainda assim poderíamos considerar esta situação como um exemplo das desigualdades sociais. Se compararmos um político com um professor, o que podemos observar? O político ganha salários altos e trabalha em excelentes condições, sendo que muitos deles contribuem com quase ou absolutamente nada para sociedade, muitas até mesmo assaltando ela através dos esquemas de corrupção. O professor, por outro lado, normalmente ganha pouco trabalhando exaustivamente em condições que na maioria das vezes podem chegar a ser precárias, sendo estes encarregados de educar as futuras gerações que construirão a sociedade no futuro. Lamentavelmente, está é a realidade em que se encontra nosso país, onde a educação que seria um dos principais meios de construir uma sociedade melhor e reverter o quadro das atuais desigualdades acaba ficando em segundo plano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário