terça-feira, 4 de maio de 2010

Conheça a o Coeficiente de Gini

Números podem ser usados para poder exemplificar e comparar características. Números podem nos revelar a quantidade de habitantes, as dimensões e situação econômica de uma cidade, o quanto um país produziu/cresceu/destruiu/etc. em determinado período, quanto de área de especifica vegetação há em uma certa região, entre outros tipos de informações. Inclusive as desigualdades sociais.

O Coeficiente de Gini, criado em 1992 pelo estatístico, demógrafo, sociólogo e matemático italiano Corrado Gini, é um parâmetro internacional cujo objetivo medir a desigualdade na distruibuição de renda entre os países, embora seja para medir desigualdes em distribuições em geral, por exemplo, de riquezas ou pobreza relativa. Ele é constituido pela variação entre 0 e 1. O zero corresponderia à uma perfeita igualdade na distribuição da renda, enquanto o um corresponderia à uma completa desigualdade na distribuição de renda. Seguindo esta idéia, uma região com um coeficiente bem próximo a zero teria uma melhor distribuição de sua renda entre a população, ao contrário de uma região que tem o seu coeficente próximo a um. Os coeficientes propriamente ditos são represetandos em pontos percentuais, isto é, são expressos numa unidade que indica o valor absoluto da diferença entre percentagens. O coeficinte de Gini também pode ser expresso em porcentagem, sendo este chamado de Índice de Gini. Essa porcentagem pode ser obtida multiplicando o coeficinte de Gini por 100.

O cálculo deste coeficinte é baseado na Curva Lorenz, um tipo de gráfico utilizado para representar a distribuição relativa de uma variável numa característica determinada, por exemplo: o conjunto de pessoas de uma região ou país. Tendo como base essa curva, ainda são utilizadas outras fórmulas mais complexas para se obter o resultado final. Para o cálculo, são necessários os valores da proporação acomulada váriavel da população e a proporação acomulada váriavel da renda.

Para você ter uma idéia, abaixo se encontram os valores do Gini de alguns países:

  • Brasil: 0,544 (2008)
  • Paraguai: 0,568 (2008)
  • Argentina: 0,49 (2007)
  • China: 0,47 (2007)
  • Alemanha: 0,27 (2006)
  • México: 0,479 (2006)
  • Noruega: 0,25 (2008)
  • Portugal: 0,385 (2008)
  • Estados Unidos: 0,45 (2007)
  • França: 0,327 (2008)

Como pode ser visto, o Brasil tem um valor aproximado de 0,544, sendo um número consideravelmente alto. Para efeitos de comparação, obseve a Namíbia, um dos países com valor mais alto neste coeficiente: 0,707. Ainda pode-se observar nesta tabela como chega a ser significante a diferença do Brasil comparado com os países desenvolvidos e até mesmo com países vizinhos como a Argentina, por exemplo.

Fontes:http://www.suapesquisa.com/economia/coeficiente_gini.htm e http://www.worldlingo.com/ma/enwiki/pt/Gini_coefficient

Nenhum comentário:

Postar um comentário