terça-feira, 13 de julho de 2010

A Geografia mora ao lado - Nós e a energia

Em cada momento que vivemos, a cada segundo que se passa, usufruímos alguma forma de energia. É inevitável e já nos é algo completamente natural. A energia ilumina o espaço onde vivemos, auxilia na preparação dos nossos alimentos, abastece e garante o funcionamento dos bens que usamos diariamente para o trabalho e para o lazer. Basicamente, quase todas as atividades que realizamos necessitam da energia para a sua total efetivação.

Mas como seria se a energia elétrica não existisse? Com certeza seria muito diferente, por exemplo, não poderíamos estar aqui nesse blog falando sobre esse assunto tão importante. Nas pesquisas escolares tinham que ser todas feitas em livros, os quais teriam que ser impressos de forma diferente. Teríamos que aquecer a água com fogo e não com chuveiro elétrico para o nosso banho.
No entanto, seria muito pior em aspectos ligados principalmente à saúde e às comunicações, além da iluminação que teria de ser feita com lampiões. O mundo estaria, com certeza, mais atrasado, já que a comunicação das novas descobertas demoraria muito mais sem eletricidade.

Na questão referente às desigualdades sociais, pensa-se se elas seriam menores. Talvez sim, mas a história mostra que não. Durante os antigos impérios advindos antes da era da eletricidade também tinham grandes desigualdades, mesmo sem eletricidade. A eletricidade não causa desigualdade, mas nos permite vê-la de forma mais clara e permite que essa realidade não fique escondia dos olhos de todos.

Diante dessa realidade de dependência da eletricidade que vivemos hoje, o que aconteceria se o abastecimento de energia fosse cortado para o país inteiro sem aviso por algum tempo? Muitos morreriam nos hospitais, pois os aparelhos não agüentariam por muito tempo sem energia elétrica. Se essa condição permanecesse por muito tempo, alimentos estragariam nos diversos meios de comércio, além do caos dos transportes, já que não haveriam semáforos, metrô e os aeroportos também não funcionariam. Não se pode pensar que essa seria uma realidade muito distante de nós, afinal o Brasil já vivenciou há pouco tempo atrás os impactos que algumas horas sem energia elétrica podem causar, durante o apagão que ocorreu em novembro de 2009.

Também haveriam problemas de comunicação, principalmente ao passo que as baterias do celulares perdessem suas cargas. Ou seja a vida ficaria um verdadeiro caos, principalmente até as pessoas se adaptarem. A eletricidade atualmente é uma peça chave na vida de todos nós.

Apesar de vivermos, de certa forma, com estabilidade em relação à energia elétrica, isso não significa que podemos usar-la descaradamente. O uso inapropriado da energia reflete o mau uso dos nossos recursos naturais, além de poder causar impactos ambientais destrutivos. Como já mencionado no início deste texto, não conseguimos viver sem o uso da energia elétrica. O que é aconselhável é a existência de um uso consciente desta. Como sempre é dito, pequenas ações podem fazer a diferença. Procurar não deixar lâmpadas ligadas durante o dia ou quando não estiver no cômodo, delimitar o tempo usado para tomar banho, não deixar aparelhos eletrônicos ligados desnecessariamente... Ações como estas são capazes de diminuir o gasto exagerado da nossa preciosa energia elétrica, e quando praticadas em conjunto, podem diminuir os desgastes ambientais que afetam não só ao planeta mas também a sociedade que nele vive.

Postado por: Alisson Tres, Alisson Serraglio, Clei e Patrícia

Nenhum comentário:

Postar um comentário