segunda-feira, 26 de julho de 2010

Imigrantes Italianos e alemães no Brasil – Parte I

Essa postagem sobre a imigração se divide em três partes, primeiro a parte sobre imigrantes italianos vindos ao Brasil, à segunda parte de imigrantes alemães e por último uma postagem sobre os imigrantes portugueses, japoneses e espanhóis. Com o objetivo de mostrar que o Brasil tem uma economia desenvolvida à base do árduo trabalho desenvolvido por estes imigrantes nas terras brasileiras.

Italianos

A partir de 1870 a imigração de italianos que vieram ao Brasil em busca de baixos impostos e boas condições financeiras através do árduo trabalho na agricultura. Alguns imigrantes tinham a idéia de ficar ricos e depois poder voltar para suas aldeias natais e lá então ocupar uma posição de destaque.

Como nessa época a parte mais desenvolvida do Brasil era o estado de São Paulo com as lavouras de Café, a parte mais ao sul do Brasil tinha imensas terras sem serem aproveitadas com a agricultura. Os Estados Unidos era o país que mais recebiam imigrantes, e como o governo começou a barrar a entrada destes no solo americano, muitos italianos e alemães decidiram vir ao Brasil, com objetivo deles era chegar à terra prometida, a América. Veja a seguir o cartaz que motivavam italianos a virem ao Brasil, onde o governo os daria terras e utensílios para agricultura, dessa forma que muitos italianos vieram ao Brasil em navios onde famílias inteiras tinham a convicção que encontrariam uma vida melhor na América.


Observa-se que a imigração em massa que ocorreu de italianos no Brasil foi concentrado em basicamente três estados sendo eles, São Paulo, Rio grande do Sul e Minas Gerais. No Rio Grande do Sul, a cidade de Caxias do Sul foi a que tem uma caracterização mais forte com a tradição italiana. Veja a seguir três fotos que caracterizam italianos que vieram ao Brasil.


Replicas de casas de colonos italianos que estavam em exposição na Festa da Uva em Caxias do Sul.



Parreiral de uvas plantado por italianos na cidade de Caxias do Sul.




Uma família italiana em que todos trabalhavam, seja na agricultura ou com os animais sendo que as mulheres também participavam de atividades agrícolas além de cuidar da casa e dos filhos. Esse é o retrato do inicio da industrialização no Brasil, que hoje só é um país industrializado graças à força do trabalho dessas pessoas. Estas que povoaram o Brasil e mesmo longe da Itália mantiveram os seus costumes que se mantém vivos até hoje nos seus descendentes, que se orgulham por saber que seus familiares foram de uma grande importancia para o desenvolvimento de uma nação.


Referências bibliográficas:
http://www.festanacionaldauva.com.br/2010/site/
http://www.imigrantesitalianos.com.br/
Livro: O Continente, de Érico Veríssimo partes I e II


Postado por Alisson Serraglio

Nenhum comentário:

Postar um comentário