domingo, 2 de maio de 2010

Origem da desigualdade no Brasil

"Para entender a origem de tais disparidades no Brasil é necessário introduzir uma perspectiva mais ampla, abrangendo o passado histórico, sem desconsiderar as dimensões continentais do país. Podemos começar a explicar isso pelo fator mais evidente: a escravidão, que é o paroxismo da exclusão: o Brasil importou o maior número de escravos da África dentre todas as colônias no Novo Mundo e, como Cuba, foi um dos últimos países a libertá-los (em 1888). Mesmo considerando-se os movimentos ascendentes na escala social - os imigrantes são um exemplo eloqüente disso -, a grande massa não teve condições de impor às elites uma distribuição menos desigual dos ganhos do trabalho. Nem logrou, eficazmente, exigir do Estado o cumprimento de seus objetivos básicos, entre os quais se inclui, na primeira linha, a educação. As seqüelas desse feito representam imenso obstáculo para uma repartição menos iníqua da riqueza e perduram até hoje."

Comentário:
Como podemos perceber a escravidão realizada no Brasil é a principal causa da grande desigualdade existente atualmente no Brasil, junto com a apática reação do governo frente a tal realidade e o insucesso dos apelos das classes menos favorecidas.
A escravidão é uma das mais feias páginas da história desta pátria, todavia não podemos voltar no tempo para mudar o modo como as coisas foram feitas, apenas podemos nos mobilizar para que os descendentes desses africanos trazidos à força tenham possibilidade de um futuro digno e possam ascender socialmente, como alguns já fizeram.
Também é essencial que o governo em suas diversas instâncias aprimorem a qualidade do ensino dado aos menos favorecidos para que estes possam melhorar de vida e de fato tenham conhecimento, não apenas tenham um diploma como propõem as cotas instauradas atualmente.

4 comentários: