segunda-feira, 26 de abril de 2010

Tecnologia, desenvolvimento e combate a desigualdade

"O Brasil tem a enfrentar um grande desafio para transformar a educação em alavanca do desenvolvimento. As aplicações de tecnologia e, particularmente, as tecnologias de informação e comunicação (TICs), podem ser de grande ajuda nesse processo.
Há evidência que comprova a contribuição positiva que as tecnologias de comunicação podem dar na ampliação do acesso à educação e na melhoria da qualidade de materiais de aprendizagem a custos significativamente menores que os envolvidos em outras modalidades mais tradicionais de ensino e aprendizagem quando estão populações grandes e dispersas devem ser atendidas. O uso de TICs provou seus benefícios ao elevar a motivação e aprendizagem independente no ambiente da sala de aula. Professores estão entre os que mais podem beneficiar-se pela adoção de TICs como um instrumento para capacitação continuada, fonte de informação para preparação das aulas e ferramenta para o intercâmbio de informação e conhecimento.
A UNESCO tem procurado apoiar todas as possíveis formas de estender educação de qualidade ao maior número de pessoas possível e, no caso do uso das TICs, chama a atenção para o fato de que o uso combinado de várias tecnologias é provavelmente a melhor forma de atender aos fins educacionais de qualquer comunidade. A UNESCO também enfatiza que nenhuma tecnologia poderá produzir os desejados resultados educacionais se não for posta a serviço de e subordinar-se a objetivos pedagógicos e metodologias educacionais. Essas são também fortes condições para que inovações na educação auxiliem no alcance de metas de desenvolvimento."

Retirado de: Educação e Tecnologia a Serviço do Desenvolvimento. Publicado pela UNESCO. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=65718

Como podemos perceber no artigo publicado pela UNESCO, a tecnologia é comprovadamente um valioso documento para buscar o desenvolvimento, especialmente em países como o Brasil. Um dos mais importantes meios de se combater a desigualdade social. já que somente com a qualificação adequada a pessoa tem acesso as vagas de maior remuneração, possibilitando a ascensão social. A tecnologia pode e deve ser usada como meio para reduzir os custos e aumentar a qualidade do ensino dado aos menos favorecidos e assim permitir a eles ter um futuro brilhante, livrando-os da criminalidade e da desesperança. Devemos usar qualquer recurso a nosso alcance para combater as desigualdades e a tecnologia se mostra um importante recurso nessa cruzada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário