quinta-feira, 22 de abril de 2010

Desigualdade na América Latina

Por favor, acesse http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=14730 faça o download do arquivo e leia o estudo de Bernardo Kliksberg sobre a América Latina.

Como podemos observar nesse estudo, a questão social é algo de maior importância, especialmente na América Latina, onde historicamente a pobreza absoluta é grande e não vem apresentando melhoras com o passar dos anos, além da enorme desigualdade econômica e social entre os mais ricos e os mais pobres.
Também é alarmante a quantidade de pessoas na América Latina sem acesso as condições básicas de dignidade, como saneamento, educação e moradia decente, muitas pessoas inclusive têm dificuldade em obter água potável e alimento suficiente para suas famílias. O problema da desnutrição também merece destaque, especialmente entre as crianças pequenas.

Entre as consequências dessa falta de condições estão a criminalidade cada vez maior e a destruição da Família como instituição primordial de todo ser humano. Também alguns estudiosos citados no estudo afirmam inclusive que haverá uma situação de ingovernabilidade daqui a alguns anos.

Existem muitas maneiras de tentar-se combater esse preocupante cenário na América Latina e o autor apresenta algumas delas, no entanto todas ou pelo menos sua grande maioria depende de grandes mobilizações por parte da sociedade ou dos governos em suas diversas instâncias, o que por diversas vezes não é interessante aos detentores do poder político ou econômico, o que provoca que esse cenário não melhore, permanecendo sofrível como está atualmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário