sexta-feira, 9 de abril de 2010

O que é pobreza?

Pobreza é a falta de recursos monetários para garantir que as necessidades básicas do ser humano sejam supridas, como alimentação e moradia por exemplo. As pessoas pobres tendem a ser as mesmas que não tem instrução adequada e também não tem empregos que apresentam salários dignos, ocupando funções arriscadas e prejudiciais a saúde, sendo que muitas vezes não são assegurados os direitos básicos desses trabalhadores, muitos não possuem sequer a carteira assinada, fazendo parte da economia informal. São essas pessoas menos abastadas que acabam por ocupar as periferias e os morros sem qualquer infraestrutura, sendo os mais prejudicados quando catástrofes acontecem.
Os mais pobres acabam por sofrer mais com as doenças e integrando em maior parte a criminalidade, além de acabarem por perder sua esperança em uma melhora na condição de vida, aspecto que por diversas vez é transmitido através das gerações.
Os países subdesenvolvidos concentram a maior parte dos pobres e miseráveis, especialmente os países da África, condição a qual tem raiz histórica e exige grande combate por parte de todos: países, empresas e pessoas. É claro que uma ação sozinha não mudará completamente essa situação, porém se cada um fizer algo em sua comunidade ou ambiente em que vive, poderemos assim melhorar esse péssimo cenário existente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário