terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

“Eles não ligam pra gente”

Relembrando um pouco o rei do pop, Michael Jackson, trouxemos esta semana o videoclipe de uma das músicas mais polêmicas de sua carreira: “They don’t care about us” (“Eles não ligam pra nós”). Este video gravado no Brasil (em Salvador no Pelourinho e no Rio de Janeiro na favela Dona Marta) demonstra a pobreza do local e faz uma crítica feroz a displicência do governo, não somente ao governo brasileiro como o do resto do globo.
Assim como as imagens a letra contém um tom revoltado em relação às injustiças sociais, tais como: o racismo, a violência, o abuso de poder por parte da polícia, o desinteresse do governo. Confira abaixo o video e sua respectiva tradução.



Eles Não Ligam Pra Gente

Cabeça careca, Cabeça morta
Todo mundo Ficou mal
Situação, Agravação
Todo mundo, Alegação

Na suíte, Nas notícias
Todo mundo, Comida de cachorro
Bang bang, Morto a tiros
Todo mundo, Enlouqueceu

Tudo o que eu quero dizer é que
Eles realmente não ligam pra gente
Tudo o que eu quero dizer é que
Eles realmente não ligam pra gente

Bata-me, Odeie-me
Você nunca Vai me derrubar
Obrigue-me, Aterrorize-me
Você nunca Vai me matar

Julgue-me, Processe-me
Todo mundo Me obriga
Chute-me, espie-me
Não diga Que sou negro ou branco

Tudo o que eu quero dizer é que
Eles realmente não ligam pra gente
Tudo o que eu quero dizer é que
Eles realmente não ligam pra gente

Diga-me o que aconteceu com minha vida
Eu tenho esposa e dois filhos que me amam
Eu sou vítima da brutalidade policial, não

Estou cansado de ser vítima do ódio
Você estupra meu orgulho. Oh, pelo amor de Deus
Olho pro paraíso pra fazer esta profecia
Liberte-me

Cabeça careca, Cabeça morta
Todo mundo Ficou mal
Trepidação, Especulação
Todo mundo, Alegação

Na suíte, Nas notícias
Todo mundo, Comida de cachorro
Homem negro, Chantagem
Jogue o irmão na cadeia

Tudo o que eu quero dizer é que
Eles realmente não ligam pra gente
Tudo o que eu quero dizer é que
Eles realmente não ligam pra gente

Diga-me o que aconteceu com meus direitos
Eu sou invisível só porque você me ignora?
Sua proclamação me prometeu liberdade, não

Estou cansado de ser vítima da vergonha
Jogaram-me numa classe com o nome sujo
Não acredito que essa é a terra de onde vim

Você sabe que eu odeio dizer isso
O governo não quer enxergar
Mas se Roosevelt estivesse vivo
Ele não deixaria isso acontecer, não

Cabeça careca, Cabeça morta
Todo mundo Ficou mal
Situação, Especulação
Todo mundo, Litígio

Espanque-me, Bata-me
Você nunca Irá me sujar
Ataque-me, Chute-me
Você nunca Vai me pegar

Tudo o que eu quero dizer é que
Eles realmente não ligam pra gente
Tudo o que eu quero dizer é que
Eles realmente não ligam pra gente

Algumas coisas na vida eles não querem enxergar
Mas se Martin Luther estivesse vivo
Ele não deixaria isso acontecer, não

Cabeça careca, Cabeça morta
Todo mundo Ficou mal
Situação, Agravação
Todo mundo, Alegação

Na suíte Nas notícias
Todo mundo Comida de cachorro
Chute-me, espie-me
Não diga Se estou certo ou errado

Tudo o que eu quero dizer é que
Eles realmente não ligam pra gente
(Mantêm-me no fogo)

Tudo o que eu quero dizer é que
Eles realmente não ligam pra gente
(Eu estou lá para lembrá-lo)

Tudo o que eu quero dizer é que
Eles realmente não ligam pra gente
Tudo o que eu quero dizer é que
Eles realmente não ligam pra gente

Tudo o que eu quero dizer é que
Eles realmente não ligam
Tudo o que eu quero dizer é que
Eles realmente não ligam pra gente

Nenhum comentário:

Postar um comentário