quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

A conquista no Egito e os próximos desafios

Nos últimos dias o mundo voltou os seus olhos para a nação onde uma vez já reinaram os faraós e foram construídas as pirâmides. No último dia 11, Hosni Mubarak renunciou ao poder, dando fim à sua ditadura que chegou a durar por 30 anos. No momento, o poder está temporariamente nas mãos dos militares, os quais irão administrar o Egito até a realização das eleições para o novo presidente egípcio. A população comemora com grandes expectativas o começo da democracia no país.

Uma vez derrubado o ditador, isso apenas indica o começo de várias transformações a serem concretizadas. O Egito é fortemente marcado por desigualdades sociais, isso sendo refletido na péssima distribuição de sua renda. 40% da população vive abaixo do limite da pobreza. A nova liberdade adquirida pela renúncia de Hosni Mubarak permitiu que outros problemas enfrentados pela população adquirissem voz. Vários funcionários das mais diversas áreas foram às ruas lutar por aumentos salariais e melhores condições de trabalho.

Esse acontecimento histórico que presenciamos indiscutivelmente é um exemplo claro de que a população ainda tem forças suficientes para combater e repreender ações ilícitas e desumanas de seus supostos superiores. Este fato inclusive já serviu de inspiração para outras nações como o Iêmen, o Barhein, a Argélia, o Irã, a Líbia, e o Iraque a se mobilizarem contras as injustiças que nestes países ocorrem.

Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário