domingo, 1 de agosto de 2010

Angelina Jolie discursa no Dia Mundial dos Refugiados

A atriz global Angelina Jolie é considerada na atualidade a embaixadora do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados por suas notáveis viagens até os campos de refugiados. Local onde a atriz vai não só para mostrar a triste realidade dos refugiados como também para aprender com eles lições para sua vida.

A temática dos refugiados se mostra como algo relevante a ser observado dentro da análise das desigualdades sociais. Grande maioria deles vive em condições de miséria absoluta, tendo ainda que conviver numa realidade marcada pelos conflitos armados. Em 2009, Angelina Jolie realizou um discurso comentando sobre como os refugiados causaram grande impacto em sua vida. Observando como o discurso consegue retratar a realidade enfrentada pelos refugiados, nós trabalhamos numa tradução do discurso, para poder trazer o seu conteúdo aqui no blog.



Considerações a cerca de alguns comentários de Angelina:
  • Um refugiado propriamente dito é, segundo o que fora especificado na Convenção de Genebra de 1951, “toda a pessoa que, em razão de fundados temores de perseguição devido à sua raça, religião, nacionalidade, associação a determinado grupo social ou opinião política, encontra-se fora de seu país de origem e que, por causa dos ditos temores, não pode ou não quer regressar ao mesmo”.

  • O Dia Mundial dos Refugiados é uma data celebrada no dia 20 de Junho. Em visto às comemorações do 50º aniversário da Convenção das Nações Unidas relativa ao Estatuto dos Refugiados (também conhecida como Convenção de Genebra de 1951), no dia 4 de dezembro de 2000 foi decidido que a partir do próximo ano, todo dia 20 de Junho seria dedicado aos refugiados. A ACNUR (Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados) é quem realiza esse evento. O evento é sempre realizado na capital americana, e sempre possui um tema específico, que trabalhado durante a cerimônia.

  • Durante o seu discurso, Angelina menciona a Parable of the widow's mite (traduzindo, a Parábola da moeda da viúva), a qual conta que certa vez Jesus observava as doações feitas pelos homens ricos, e percebe a presença de uma velha viúva, que tinha doado apenas duas moedas do menor valor monetário da época, sendo que era tudo o que ela possuía. Jesus comenta que a doação da viúva tinha mais valor do que as feitas pelos homens ricos, pois eles entregavam apenas uma pequena quantia de tudo o que possuíam, ao contrário da viúva que havia doado todo o que possuía. Essa parábola, conforme mencionado por Angelina, realça que os pobres muitas vezes são os mais generosos.

  • Angelina menciona algumas regiões do globo, as quais são marcadas por conflitos. Darfur é uma região localizada no extremo oeste do Sudão, caracterizado pelo baixo nível de desenvolvimento e pelos conflitos entre árabes e não-árabes. O Vale de Swat é uma região do Paquistão, às margens do rio Swat. Anteriormente era com popular ponto turístico, mas quando foi capturada pelos Talibãs, passou a ser um local marcado por conflitos armados.

Postado por Alisson Tres e Patrícia

Nenhum comentário:

Postar um comentário