Mostrando postagens com marcador outros. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador outros. Mostrar todas as postagens

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

100ª Postagem

No dia 8 de abril deste ano, foram realizadas as primeiras postagens neste blog. Nos oito meses que seguiram, desenvolvemos um vasto e amplo trabalho com a temática das desigualdades sociais. Disponibilizamos no blog a postagem e análise de charges, vídeos, músicas e reportagens, além de textos originais e inclusive o desenvolvimento de um conto narrativo.

Originalmente parte de um projeto escolar desenvolvido para a disciplina de geografia pelo professor Claudionei Lucimar Gengnagel, este blog passou a crescer e obter uma atenção cada vez maior da nossa parte. Atualmente, até a última publicação realizada no dia 20 de novembro, totalizamos mais de 99 postagens no período de tempo mencionado, com mais 13000 acessos, com visitas provenientes de mais de 23 países.

Ao passo que nos aproximamos do final do ano, também nos aproximamos do término do ano letivo. Nesta semana, foi requisitada realização do último trabalho avaliativo voltado ao blog, sendo este a criação de um vídeo no qual é realizado um balanço da atividade realizada e a conclusão do projeto.

Embora as atividades avaliativas relacionadas a este blog já estejam concluídas, isso não necessariamente significa o término do mesmo.

Em virtude do seu crescente desenvolvimento e número de visitas, e visando o gigantesco potencial que este meio possui para tratar deste tema, decidimos continuar com nossas atividades de maneira independente.

Agradecemos aos visitantes e leitores do blog, e esperamos com muitas expectativas difundir ainda mais conteúdos sobre as desigualdades sociais.

Postado por: Alisson Tres

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

A poluição da água


Durante o percurso da história, o ser humano sempre procurou desenvolver ao máximo as suas habilidades, as suas ferramentas e o espaço onde reside. Entretanto, esta busca incansável não levou em consideração os impactos que suas ações causariam na estrutura ambiental do planeta. Atualmente, é notável o desenvolvimento de uma cultura a qual menospreza o meio ambiente, sendo surpreendente o fato de conseguirmos contaminar infinitos tipos de ecossistemas. Não obstante, diariamente, o nosso planeta sofre as consequências da poluição liberada no meio onde convivemos.

Em virtude deste trágico cenário, alunos do Colégio Salvatoriano Bom Conselho trabalharam com diversas facetas desta temática, e hoje trouxemos o trabalho de um destes grupos, o qual realçou a questão da poluição de rios, lagos e demais afluentes, trazendo o exemplo do rio o qual nomeou a nossa cidade natal: Passo Fundo, localizada no Rio Grande do Sul.



A água é um bem primordial para a sobrevivência humana. Ainda assim o cuidado com a mesma por parte dos seres humanos é consideravelmente pequeno. É frequente usarmos ela como destino para os nossos dejetos, desde pequenos tocos de cigarro até os resíduos químicos gerados pelas atividades industriais. Inadvertidamente, colocamos em risco toda a estrutura de nossa sociedade.

Considerando a água como bem de todos, ao praticarmos a contaminação dela, comprometemos de maneira geral a qualidade da água que consumimos. Ainda há quem considere tal fato irrelevante, pois este pode alegar que existem eficientes empresas de tratamento de dejetos, as quais tornam a água que chega aos nossos domicílios aceitável para o consumo. Caso você pense desta maneira, pode ser dito que de certa forma este argumento não é completamente falso, mas falha ao considerar alguns fatores.

A realidade é que nosso país possuí um sistema de saneamento básico muito precário. Existem milhares de residências nas quais não existe um sistema de água e esgoto. Em virtude disto, as famílias carentes que residem nestas condições devem providenciar sua água a partir de métodos alternativos, as levando a entrarem em contato com o afluente mais próximo. E não é raro nem coincidente este afluente ser o mesmo o qual posteriormente algum indivíduo depositou desde tocos de cigarro até resíduos químicos gerados pelas atividades industriais. Não tendo outra opção, estas famílias pobres terão como único recurso fazer uso desta água de qualidade inferior para o seu consumo. Como se tal quadro não fosse suficiente, recordemos que estas pessoas além de não terem métodos eficientes pra obter água, também não conseguem eliminar corretamente o esgoto produzido. Novamente sem alternativas, eliminarão seu esgoto no ambiente onde vivem, com grande probabilidade deste ser jogado junto aos afluentes mais próximos, contribuindo para o seu processo de contaminação.

Como resultado deste cenário, temos a proliferação de doenças que farão como vítimas estes sujeitos das camadas mais pobres da sociedade. Não se pode deixar de pensar que não somos afetados por esta realidade, pois a mesma água consumida por estes indivíduos também poderá ser utilizada na agricultura que produz os alimentos que consumimos. Mesmo com as redes de tratamento de efluentes, as mesmas não são capazes de fazer milagres, portanto nada impede de termos contato com esta água.

Vivemos todos no mesmo ecossistema. Qualquer coisa que uma única pessoa fizer a este ecossistema irá influenciar a todos os seres que nele vivem, independente da classe social a qual você pertença. Por esta razão, é necessário cuidar dos nossos recursos naturais, não somente os hídricos os quais receberam destaque nesta postagem, e expandir este ideal para todas as demais camadas da sociedade. Uma vez conseguindo educar a população acerca destes cuidados e garantindo a expansão do saneamento básico (a qual deve ser exigida de nossos governantes), será possível haver o acesso à água de boa qualidade para saciar as nossas necessidades humanas.


Postado por: Alisson Tres

sábado, 4 de setembro de 2010

Amazônia


A Amazônia, como floresta tropical, apresenta-se como um ecossistema extremamente complexo e delicado, durante muito tempo, atribuiu-se à Amazônia o papel de “pulmão do mundo”. Devido às alterações climáticas do planeta, a Floresta Amazônica vem sendo chamada de “o condicionador de ar do mundo”. A importância da Amazônia para a humanidade não se resume apenas no papel que desempenha para o equilíbrio ecológico mundial, ela abriga inúmeros povos indígenas e possui uma vasta variedade de animais e plantas, entre outros.

O vídeo a seguir mostra um pouco da situação da Amazônia, comentando sobre a população ribeirinha e os indígenas que habitam aquela área. Se o desmatamento desenfreado continuar todas essas pessoas terão sua condição de vida reduzida a praticamente zero. Os desníveis sociais estão presentes em todos os lugares e na Amazônia não é diferente. Ajude-nos a controlar esta farra de poucos, denuncie o desmatamento ilegal. Essas pessoas e os seres que habitam a Amazônia precisam de você. Se a floresta amazônica se tornar realmente uma savana as consequências serão gravíssimas e as vítimas não se resumirão a população ribeirinha e os animais típicos de tal habitat, a população mundial será atingida. Abra seus olhos.

Postado por: Patrícia, Clei, Alisson S. e Alisson T.


segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Charge da Semana

Recentemente foi iniciado o período de propaganda eleitoral que precede as eleições que realizaremos em breve.
Em virtude deste acontecimento, trouxemos especificamente esta charge nesta semana.


Podemos considerar esta charge como auto-explicativa. A imagem retratada nos revela a realidade do período de eleições. Sempre somos surpreendidos com enxurradas de promessas, das quais apenas poucas são concretizadas. Podemos ainda levar em consideração o fato de que as eleições são, para muitas famílias pobres, apenas um período onde podem receber um leve e rápido auxílio (dinheiro, setas básicas, etc.) em troca do seu voto. Por mais que esse ato seja antiético, as condições de pobreza em que estes habitantes vivem não permite a eles recusar tal proposta.

São de causos como este que a política no país é realizada. Muito mais do que promessas e propaganda, a exploração das camadas mais pobres da população também deve ser realçada.

Portanto, pedimos a todos os eleitores do nosso país que escolham os candidatos aos quais darão os seus votos com muita cautela. Não podemos nos permitir entregar o nosso voto em troca de adornos ou musiquinhas pegajosas. O voto consciente é o único caminho para impedir que políticos sem caráter cheguem ao poder e para que pessoas capacitadas possam lutar pelos direitos da população brasileira, afim de contornar as duras condições da nossa realidade contemporânea.

Postado por: Alisson Tres

domingo, 1 de agosto de 2010

Angelina Jolie discursa no Dia Mundial dos Refugiados

A atriz global Angelina Jolie é considerada na atualidade a embaixadora do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados por suas notáveis viagens até os campos de refugiados. Local onde a atriz vai não só para mostrar a triste realidade dos refugiados como também para aprender com eles lições para sua vida.

A temática dos refugiados se mostra como algo relevante a ser observado dentro da análise das desigualdades sociais. Grande maioria deles vive em condições de miséria absoluta, tendo ainda que conviver numa realidade marcada pelos conflitos armados. Em 2009, Angelina Jolie realizou um discurso comentando sobre como os refugiados causaram grande impacto em sua vida. Observando como o discurso consegue retratar a realidade enfrentada pelos refugiados, nós trabalhamos numa tradução do discurso, para poder trazer o seu conteúdo aqui no blog.



Considerações a cerca de alguns comentários de Angelina:
  • Um refugiado propriamente dito é, segundo o que fora especificado na Convenção de Genebra de 1951, “toda a pessoa que, em razão de fundados temores de perseguição devido à sua raça, religião, nacionalidade, associação a determinado grupo social ou opinião política, encontra-se fora de seu país de origem e que, por causa dos ditos temores, não pode ou não quer regressar ao mesmo”.

  • O Dia Mundial dos Refugiados é uma data celebrada no dia 20 de Junho. Em visto às comemorações do 50º aniversário da Convenção das Nações Unidas relativa ao Estatuto dos Refugiados (também conhecida como Convenção de Genebra de 1951), no dia 4 de dezembro de 2000 foi decidido que a partir do próximo ano, todo dia 20 de Junho seria dedicado aos refugiados. A ACNUR (Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados) é quem realiza esse evento. O evento é sempre realizado na capital americana, e sempre possui um tema específico, que trabalhado durante a cerimônia.

  • Durante o seu discurso, Angelina menciona a Parable of the widow's mite (traduzindo, a Parábola da moeda da viúva), a qual conta que certa vez Jesus observava as doações feitas pelos homens ricos, e percebe a presença de uma velha viúva, que tinha doado apenas duas moedas do menor valor monetário da época, sendo que era tudo o que ela possuía. Jesus comenta que a doação da viúva tinha mais valor do que as feitas pelos homens ricos, pois eles entregavam apenas uma pequena quantia de tudo o que possuíam, ao contrário da viúva que havia doado todo o que possuía. Essa parábola, conforme mencionado por Angelina, realça que os pobres muitas vezes são os mais generosos.

  • Angelina menciona algumas regiões do globo, as quais são marcadas por conflitos. Darfur é uma região localizada no extremo oeste do Sudão, caracterizado pelo baixo nível de desenvolvimento e pelos conflitos entre árabes e não-árabes. O Vale de Swat é uma região do Paquistão, às margens do rio Swat. Anteriormente era com popular ponto turístico, mas quando foi capturada pelos Talibãs, passou a ser um local marcado por conflitos armados.

Postado por Alisson Tres e Patrícia

quarta-feira, 21 de julho de 2010

"O pai dos pobres"

Um dos primeiros políticos a assumir um cargo de presidente do Brasil que defendeu os pobres sem dúvida foi Getúlio Vargas. Ele também inaugurou nessa nação as práticas assistencialistas e paternalistas, o qual lhe deu a alcunha de "pai dos pobres".
Durante seus diversos períodos no governo, Getúlio Vargas criou diversos direitos para os trabalhadores, consolidados na CLT, incluindo o direito a férias (que já era praticado por muitos patrões) e o salário mínimo, que deu maior segurança principalmente aos trabalhadores mais pobres, que agora contavam com uma salário de valor garantido.
Também são notáveis as diversas contribuições de Getúlio para o desenvolvimento do país, com melhora na unificação dos estados e a criação de diversas estatais, como a Vale do Rio Doce (privatizada muito tempo depois) e a criação de diversas legislações, como o Código Eleitoral e o Código Civil (alterados com o passar do tempo).
Não há dúvida que este homem fez muito pelo país, no entanto sua luta pelos mais pobres não resultou em uma definitiva redução das desigualdades sociais no Brasil, pois estas ainda existem e são claramente visíveis por todo o país.

Fonte de base: VICENTINO, Cláudio. Projeto Radix: história, 8ª série, Editora Scipione.
Postado por Clei

terça-feira, 13 de julho de 2010

A Geografia mora ao lado - Nós e a energia

Em cada momento que vivemos, a cada segundo que se passa, usufruímos alguma forma de energia. É inevitável e já nos é algo completamente natural. A energia ilumina o espaço onde vivemos, auxilia na preparação dos nossos alimentos, abastece e garante o funcionamento dos bens que usamos diariamente para o trabalho e para o lazer. Basicamente, quase todas as atividades que realizamos necessitam da energia para a sua total efetivação.

Mas como seria se a energia elétrica não existisse? Com certeza seria muito diferente, por exemplo, não poderíamos estar aqui nesse blog falando sobre esse assunto tão importante. Nas pesquisas escolares tinham que ser todas feitas em livros, os quais teriam que ser impressos de forma diferente. Teríamos que aquecer a água com fogo e não com chuveiro elétrico para o nosso banho.
No entanto, seria muito pior em aspectos ligados principalmente à saúde e às comunicações, além da iluminação que teria de ser feita com lampiões. O mundo estaria, com certeza, mais atrasado, já que a comunicação das novas descobertas demoraria muito mais sem eletricidade.

Na questão referente às desigualdades sociais, pensa-se se elas seriam menores. Talvez sim, mas a história mostra que não. Durante os antigos impérios advindos antes da era da eletricidade também tinham grandes desigualdades, mesmo sem eletricidade. A eletricidade não causa desigualdade, mas nos permite vê-la de forma mais clara e permite que essa realidade não fique escondia dos olhos de todos.

Diante dessa realidade de dependência da eletricidade que vivemos hoje, o que aconteceria se o abastecimento de energia fosse cortado para o país inteiro sem aviso por algum tempo? Muitos morreriam nos hospitais, pois os aparelhos não agüentariam por muito tempo sem energia elétrica. Se essa condição permanecesse por muito tempo, alimentos estragariam nos diversos meios de comércio, além do caos dos transportes, já que não haveriam semáforos, metrô e os aeroportos também não funcionariam. Não se pode pensar que essa seria uma realidade muito distante de nós, afinal o Brasil já vivenciou há pouco tempo atrás os impactos que algumas horas sem energia elétrica podem causar, durante o apagão que ocorreu em novembro de 2009.

Também haveriam problemas de comunicação, principalmente ao passo que as baterias do celulares perdessem suas cargas. Ou seja a vida ficaria um verdadeiro caos, principalmente até as pessoas se adaptarem. A eletricidade atualmente é uma peça chave na vida de todos nós.

Apesar de vivermos, de certa forma, com estabilidade em relação à energia elétrica, isso não significa que podemos usar-la descaradamente. O uso inapropriado da energia reflete o mau uso dos nossos recursos naturais, além de poder causar impactos ambientais destrutivos. Como já mencionado no início deste texto, não conseguimos viver sem o uso da energia elétrica. O que é aconselhável é a existência de um uso consciente desta. Como sempre é dito, pequenas ações podem fazer a diferença. Procurar não deixar lâmpadas ligadas durante o dia ou quando não estiver no cômodo, delimitar o tempo usado para tomar banho, não deixar aparelhos eletrônicos ligados desnecessariamente... Ações como estas são capazes de diminuir o gasto exagerado da nossa preciosa energia elétrica, e quando praticadas em conjunto, podem diminuir os desgastes ambientais que afetam não só ao planeta mas também a sociedade que nele vive.

Postado por: Alisson Tres, Alisson Serraglio, Clei e Patrícia

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Viagem ao Pólo Petroquímico do Sul

Toda escola possuí o planejamento para a realização de viagens de cunho escolar para as turmas que administra. Estas viagens escolares sempre possuem um foco referente ao local e assunto que serão abordados, além da(s) específica(s) turma(s) que realizarão essa viagem. O objetivo destas normalmente se refere a algum assunto estudado recentemente ou a alguma data ou acontecimento recente. Já algum tempo, as turmas do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Bom Conselho anualmente realizavam uma viagem até o Pólo Petroquímico do Sul, localizado nas proximidades da cidade gaúcha de Triunfo, não estando muito distante da capital rio grandense. Sendo a disciplina de geografia uma das disciplinas que participaram desta viagem, foi nos requisitado como tarefa desta semana pelo professor a postagem de um relato referente a nossa viagem.

Nossa viagem focou-se na visita de duas das instalações pertencentes ao Pólo Petroquímico: Braskem (anteriormente conhecida como Copesul), uma empresa de Primeira Geração, ou seja, uma empresa que atua no fornecimento de matéria prima e a Corsan-Sitel, empresa responsável pelo tratamento dos efluentes gerados no pólo.


A Braskem é responsável pela transformação da Nafta, subproduto obtido através do petróleo, em gases e líquidos, os quais são utilizados pelas empresas de segunda geração para a transformação em plástico, borracha e outras matérias.

As diversas atividades operacionais do pólo petroquímico geram poluentes, e a Corsan-Sitel é a responsável pelo tratamento destes efluentes. Tanto compostos orgânicos quanto inorgânicos, através de todo um processo de tratamento são completamente eliminados, podendo assim retornar ao meio ambiente. Durante todo o nosso passeio foi possível compreender sobre o funcionamento destas empresas e os processos por elas utilizados para desempenharem as suas funções.

Durante a produção desta postagem, foi abordada uma questão que necessitou certa discussão e reflexão... Como poderíamos relacionar a experiência que tivemos neste passeio escolar com o tema do nosso blog, as desigualdades sociais?

Achar uma solução a esta questão na realidade não foi tão complexo quanto talvez possamos imaginar. A verdade é que tudo está ligado de alguma forma. Talvez de maneira não tão nítida, mas nem por isso inexistente. Um aspecto interessante destas empresas são os projetos sociais que estas realizam. Um exemplo por parte da Braskem é o seu Programa de Educação Socioambiental. Iniciativas como esta buscam promover a inclusão social, a educação ambiental e a promoção cultural. Estas atividades apresentam gigantesco potencial para poder diminuir as desigualdades que afligem a nossa sociedade e contribuir para a transformação da realidade de milhares de pessoas.

Para saber mais sobre estas empresas e as suas atividades, você pode acessar os links abaixo: